SPi e La Claqueta fecham acordo internacional

2019-06-19

- O primeiro projeto em conjunto será a longa-metragem documental "A Mais Longa Jornada”, com emissão já confirmada, para a RTP e as espanholas TVE e ETB. 

- O acordo entre as duas produtoras prevê o desenvolvimento de três séries de televisão por ano.

- O Conecta Fiction, em Pamplona, foi o local escolhido para anunciar o acordo entre as duas empresas.

Em Pamplona, no Conecta Fiction, as produtoras SPi (Portugal) e La Claqueta (Espanha) aproveitaram o momento para anunciar a assinatura de um acordo internacional que prevê o desenvolvimento de coprodução de três séries de ficção por ano.

Uma colaboração importante para as duas empresas, que já estão a trabalhar no primeiro projeto em conjunto, a coprodução da longa-metragem documental "A Mais Longa Jornada” (Em espanhol, "El viaje más largo”). O projeto conta já com a emissão assegurada na  RTP e nas televisões espanholas TVE e ETB.

"2019 foi o ano em que a SP-i se estreou na coprodução internacional e este acordo com a La Claqueta representa um passo extraordinário na consolidação da nossa atividade em Espanha e vem também reforçar a estratégia de internacionalização da empresa. Estou convencido de que o documentário "A Mais Longa Jornada” vai ser único, pelo tema que aborda e pela qualidade da equipa de profissionais que estão a trabalhar no projeto”, destaca José Amaral, José Amaral, Diretor-Geral da SPi.

La Claqueta, produtora sedeada em Sevilha, conta com reconhecidos trabalhos internacionais na área da ficção no seu portfólio e com documentários para os canais Discovery Channel, History Channel, Canal +, Arte, TVE, entre outros.

Na sua 3ª edição, a Conecta Fiction, em Pamplona, é um dos principais pontos de encontro da indústria de ficção audiovisual e pretende fomentar e dinamizar o intercâmbio e internacionalização de projetos, profissionais e empresas da área.

Recorde-se que, atualmente, a SPi está a gravar a série "Auga Seca”. A coprodução luso-espanhola, entre a SPi e a Portocabo, tem 6 episódios, de 50 minutos cada, e será transmitida pela RTP e pela TVG (Televisión de Galicia). Com estreia prevista para outubro, "Auga Seca” conta com a atriz Victoria Guerra como protagonista. De assinalar a entrada no projeto da distribuidora britânica DCD Rights e as pré-vendas asseguradas dos direitos de emissão da série para a Holanda, Finlândia e Europa de Leste (neste caso, pela AMC).