Alma e Coração

Novelas

Sinopse

O ALMA E CORAÇÃO é uma novela sobre a luta do bem contra o mal, num mundo realista, mas que não dispensa o fantástico.

Uma história sobre a impossibilidade de fugirmos de quem somos e do nosso passado. Uma novela sobre a necessidade que temos de amar e ser amados. Mas também sobre o lado mais negro da natureza humana, o instinto de auto-preservação, e o que conscientemente somos capazes de fazer uns aos outros por vingança.

BENEDITA simulou a sua própria morte depois de ter vivido uma série de acontecimentos que a marcaram física e psicologicamente. Os pais, perdeu-os quando era ainda criança, tendo sido criada pelo avô Albano, uma figura sinistra com quem nunca conseguiu estabelecer uma relação de afecto ou cumplicidade. Mas Benedita sai aos pais e procura ver sempre o lado bom das pessoas. Embora seja naturalmente positiva não é ingénua, o que a faz reagir quando confrontada com a injustiça. E será esse seu sentido do que é certo e errado que levará à sua perdição.

Numa viagem de barco pelo Mediterrâneo com André, o namorado, que tem como profissão levar os iates e veleiros de milionários para os seus destinos de férias, descobre que este está ligado a um grupo de tráfico humano, que usa os barcos para transportar ilegalmente mulheres, iludidas com o sonho de viver na Europa.

A descoberta de Benedita causa alvoroço no grupo criminoso, mais ainda quando se trata da neta do chefe. Benedita não sonha, mas Albano é o líder da rede criminosa. E é Albano quem dá a ordem para matar a neta quando é informado que ela se vai encontrar com a polícia em Itália para denunciar a situação.

Mas Benedita sobrevive à tentativa de homicídio. Como os médicos descobrem que está grávida, e o feto é viável, fazem tudo para a manter viva para que possam realizar o parto daí a uns meses. No entanto, e contra as expectativas, Benedita acorda do coma quando rebentam as águas. O facto de se ver como mãe sem estar preparada, de ter consciência que o ex-namorado conspirara para a sua morte e que até o seu avô está contra si, leva-a a criar um plano para desaparecer, incendiando a casa do avô e largando o carro no tabuleiro da ponte da Arrábida, no Porto, cidade onde vive. Benedita desaparece do mapa, e assume uma nova identidade. Nasce assim a DIANA.

VITÓRIA, a filha que abandonou, virá a ser adoptada por JÚLIA, uma mulher que se encontrava no hospital para receber um transplante cardíaco no momento em que o avô de Diana dá entrada, depois de morrer num desastre automóvel. O ódio que Albano sentia no seu coração no momento em que morre vai passar para Júlia, que virá a transformar-se na grande antagonista de Diana e na vilã da novela. Mas já lá iremos…

Durante vinte anos Diana conseguiu manter o seu passado secreto. Foram anos difíceis, a correr o mundo com um circo itinerante. Tudo o que tinha projectado para o seu futuro, quando era jovem, ficou por concretizar, vivendo um dia de cada vez e ganhando dinheiro apenas para sobreviver.

Mas, mais uma vez, a sua vida está prestes a mudar quando aceita uma proposta de casamento por conveniência com um cirurgião plástico. E será neste novo ambiente em que se vai movimentar que se cruza novamente com André, o ex-namorado do passado; com Vitória, a filha já adulta que abandonara pouco depois do nascimento; e com Júlia a mulher que recebera o coração do seu avô e que de forma inexplicável mudara de personalidade para espanto de todos os que a conheciam anteriormente.

Depois de ter fugido do avô que lhe destruiu a vida, Diana reencontra o seu passado e vai recomeçar uma nova luta pela sobrevivência.

Ano

2018

Produtor

SP Televisão

Emissor