GLÓRIA: A primeira série original portuguesa da Netflix!

2020-09-10
A Netflix anunciou hoje o início da série Glória, o seu novo projeto original, produzida pela produtora SPi do Grupo SP Televisão e coproduzida com a RTP. 
Uma série original de Pedro Lopes, e realizada por Tiago Guedes, Glória será gravada na região do Ribatejo e em Lisboa. A série decorre nos anos 60, no auge da Guerra Fria, na pequena aldeia da Glória do Ribatejo, onde se situa a RARET, centro de transmissões americano que emite propaganda Ocidental para o Bloco de Leste. João Vidal, um engenheiro de famílias ligadas ao Estado Novo, mas recrutado pelo KGB, vai assumir várias missões de espionagem de alto risco que podem mudar o curso da história portuguesa e mundial. 
A série contará com a participação de atores portugueses e internacionais, com destaque para Miguel Nunes, Carolina Amaral, Victoria Guerra, Afonso Pimentel, Adriano Luz, Joana Ribeiro, Marcelo Urgeghe, Sandra Faleiro, Carloto Cotta, Maria João Pinho, Inês Castel-Branco, Rafael Morais e Leonor Silveira.
Segundo José Amaral, Director Executivo da Spi, "trata-se de um trajeto e de uma visão estratégica de expansão internacional que temos vindo a percorrer. Enquanto produtores, este momento representa igualmente para o mercado audiovisual Português o início de um novo ciclo, já que posiciona o nosso País no ‘roadmap’ das grandes produções internacionais que a Netflix tem vindo a preconizar, e à qual temos o privilégio de poder contar com a participação da RTP, que tem sido um grande parceiro neste posicionamento internacional.” 
Para José Fragoso, Director dos canais RTP1 e RTP Internacional, "o início da rodagem da série 'Glória' representa a chegada da ficção televisiva portuguesa a um novo patamar de qualidade e exigência. Com um perfil internacional indiscutível, desenvolvida por uma equipa da SP experiente e rigorosa, a série que Tiago Guedes vai realizar será o primeiro projeto de ficção nacional a contar com a excecional capacidade de produção e distribuição internacional da Netflix. A RTP, cujo investimento na produção regular de séries é hoje um elemento decisivo no desenvolvimento deste setor, orgulha-se de participar diretamente nesta coprodução, que é também um momento histórico para a produção audiovisual do nosso país, ao lado da SP e da Netflix."
Nuno Artur Silva, Secretário de Estado De Cinema, Audiovisual e Media: "Saúdo a primeira co-produção de uma produtora portuguesa com a Netflix e espero que esta primeira produção, que conta com o apoio do Fundo de Turismo, Cinema e Audiovisual, seja seguida de muitos outros projetos que venham dar visibilidade à criatividade de argumentistas, realizadores e produtores portugueses, e imprimir ao cinema e audiovisual do país um novo dinamismo.”
Sinopse: Glória é um thriller de espionagem histórico centrado na RARET, o escritório secreto de retransmissão Livre. Em pleno Portugal nos anos 60, a série mostra como Glória, uma pequena aldeia do Ribatejo, se tornou um improvável palco da Guerra Fria, onde as forças americanas e soviéticas lutaram através de perigosas manobras de sabotagem para obter o controlo da Europa. No centro desta história está João Vidal, um jovem de família com ligações ao Regime Fascista Português, que é recrutado pelo KGB depois de se politizar a Guerra Colonial. João ver-se-á envolvido nas intrincadas teias do jogo da espionagem e, no final de contas, compreenderá que, seja qual for o lado em que esteja, o mundo, principalmente o da espionagem, nunca é a preto e branco. 

Sobre a SPi
Produtora vocacionada para o desenvolvimento e para a produção de projetos internacionais. Desde a sua criação, tem vindo a participar em coproduções, nomeadamente com o mercado espanhol, celebrando alianças estratégicas e acompanhando os novos modelos de negócio emergentes que estão a configurar uma nova realidade de produção com a entrada de novos players /OTT’s no panorama de audiovisual mundial. A SPi pertence ao Grupo SP Televisão, fundada em 2007 por uma equipa e estrutura de acionistas com mais de 25 anos de experiência no mercado audiovisual português. A SP Televisão é a referência das produtoras independentes em Portugal, responsável pelos maiores sucessos de ficção portuguesa, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Sobre a Netflix 
A Netflix é o serviço de streaming líder mundial em entretenimento. Presente em mais de 190 países, conta com 193 milhões de adesões pagas de membros que usufruem de séries, documentários e filmes numa ampla variedade de géneros e idiomas. Os membros podem ver o que quiserem, quando quiserem e onde quiserem, em qualquer ecrã com ligação à internet. Podem ver, parar e continuar a ver, sem anúncios nem compromissos.