Rotas do Vinho

Lifestyle

Sinopse

Dois amigos percorrem o país, através das Rotas dos Vinhos Portugueses, procurando conhecer e aprender mais sobre vinhos.

José Fidalgo, um ator que pouco sabe de vinhos desafia um enólogo, o seu amigo Hélder Cunha, para o acompanhar numa viagem pelas Rotas do Vinho e ensinar o que sabe. Hélder é um verdadeiro apaixonado por vinho e transmite esta sua paixão com grande entusiasmo, ao passo que José tem sempre mais uma pergunta ou curiosidade para satisfazer.

Num ambiente descontraído, quase de aventura, seguimos os amigos numa empolgante viagem de moto. José e Hélder partem decididos a percorrer o país, visitando caves, quintas, produtores e cooperativas das várias regiões vinícolas. Seguimos com eles que vão conhecer cada zona e falar com os produtores, donos das casas, no fundo com quem sabe do vinho. Ouvimos histórias, visitamos os espaços e, assistimos às provas do vinho antes de seguirmos para uma nova etapa.

José e Hélder não se interessam apenas por vinho, também querem conhecer o melhor de cada região, visitar os pontos turísticos, provar a gastronomia e falar com quem conhece bem a zona, tem as melhores dicas e também se interessa por vinho. Assim, em cada episódio teremos um convidado especial que recebe os nossos viajantes e funciona como um "embaixador” da região.

Num tom informal e despretensioso, os dois amigos vão dando a conhecer mais sobre vinhos. José Fidalgo, como não entende muito do assunto, coloca as dúvidas que qualquer um de nós, que não seja um especialista, pode ter. Hélder Cunha tem por função responder a todas as questões com simplicidade, usando uma linguagem acessível do público em geral. Passa conhecimentos, dá dicas e conselhos, conta curiosidades e histórias.

ROTA DOS VINHOS
é um magazine, em formato de "road movie", de periodicidade semanal, em que cada episódio é dedicado a uma região, uma rota vinícola. Durante o programa acompanhamos a viagem de moto pelo país e as peripécias dos dois amigos, ator e enólogo. Num registo bem-humorado, vamos aprendendo a provar vinhos, a saber mais sobre a cultura da vinha e a descobrir as regiões vitícolas de Portugal. Um programa que fala de vinhos de forma descontraída e que nos mostra o que de melhor se faz nesta área no nosso país.

Ano

2012

Produtor

SP Televisão

Co-produtor

SP & FICA