Alguém Perdeu
Novelas
Haverá limites para o amor de mãe?
Um gesto materno é sempre um ato de amor ou pode ser monstruoso?
MADALENA, empresária rica e poderosa do ramo da saúde, sente-se culpada pela morte do único neto, ocorrida acidentalmente na piscina da casa de família quando o menino estava ao seu cuidado. A morte da criança faz com que LEONOR, única filha de MADALENA, entre numa espiral de destruição e loucura, pondo em risco a sua carreira, assim como o seu casamento com o ambicioso BRUNO. A dor de LEONOR é ainda maior pelo facto de, devido a complicações ocorridas no parto do filho morto, não poder levar nenhuma outra gravidez até ao fim. Vendo a filha perder-se, e com o apoio do marido, RODRIGO, padrasto de LEONOR, MADALENA propõe à filha usar a sua barriga para que possa gerar um filho biológico para LEONOR e BRUNO, através de inseminação artificial. Mas esta gestação de substituição de mãe para filha, que tinha tudo para ser o maior ato de amor materno, além de ilegal acaba por se revelar de uma monstruosidade sem igual.
Numa história de emoções ao rubro, são abordados temas fraturantes, pertinentes e atuais da sociedade, como a marginalidade, o consumo de drogas, o feminismo exacerbado, a homossexualidade recalcada, o fenómeno do turismo em Portugal, a prostituição de luxo através de catálogos online, a fluidez de género e a súbita fama de fenómenos virais na Internet. Tendo Cascais como pano de fundo, ali se entrecruzam personagens humanas, com qualidades e defeitos. Esta é uma história de pessoas, de gente que acerta e erra, ama e odeia, na qual há sempre alguém que ganha e alguém que perde.
Ano
Emissor
- Família Mascarenhas
- Família Nogueira Sarmento
- Núcleo "Mãe Solteira"
- Núcleo Santos
- Núcleo Ventura
- Núcleo "O Canto da Sereia"
- Núcleo Polícia Judiciária
-
Madalena Mascarenhas
Anabela Teixeira
-
Leonor Mascarenhas
Mafalda Luis de Castro
-
Rodrigo Sarmento
António Pedro Cerdeira
-
Bruno Junqueira
Nuno Janeiro
-
Madalena Mascarenhas
Rica, poderosa e elegante, é casada, em segundas núpcias, com Rodrigo Sarmento e é mãe de Leonor, fruto do seu primeiro casamento. Gestora bem-sucedida e sócia maioritária do grupo Santa Brígida, que detém várias clínicas médicas, é pragmática e implacável nos negócios. É uma mulher bem-conceituada no círculo social em que se movimenta, muito maternal e ciosa do bem-estar da sua filha. Sente-se culpada pela morte do único neto, João Vicente, que morre afogado na piscina de casa quando estava ao seu cuidado. Para se redimir, oferece a sua barriga para que a filha, Leonor, possa gerar um filho dela e do marido. Mas este ato de amor maternal revelar-se-á monstruoso. Na verdade, esta mulher é um autêntico poço de segredos e mistérios.
-
Leonor Mascarenhas
Filha do primeiro casamento de Madalena, é casada com Bruno, por quem é loucamente apaixonada. Formada em Comunicação Social, deixou o jornalismo para se dedicar à comunicação do atelier de arquitetura de que é sócia. Tem a carreira em franca ascensão quando perde o seu único filho, João Vicente. A partir desse momento, entra numa espiral de destruição e decadência, arruinando a sua vida pessoal e profissional. Por não conseguir levar nenhuma gravidez até ao termo, mas possuidora de óvulos férteis, aceita que a mãe seja sua barriga de aluguer para ter um novo filho, que seja seu e do marido, ainda que criado em laboratório.
-
Rodrigo Sarmento
Homem elegante, charmoso e com ótima aparência, é o marido de Madalena, que todos consideram perfeito. Aliás, o casal representa essa aparente perfeição. No entanto, e apesar de apaixonado pela mulher, sofre de um problema de impotência sexual que lhe está a causar uma grave crise no casamento. Oriundo de uma família conservadora, é o irmão do meio de Eduardo e de Magda e, como tal, o mais moderado e conciliador dos três. Trabalha como gestor de fortunas, embora tenha atravessado um período difícil na profissão. Era o melhor amigo do pai de Leonor e passou a tratá-la como se fosse sua filha, após o casamento com Madalena. Apoia a decisão desta de ser barriga de aluguer da filha. -
Bruno Junqueira
É bonito, sedutor e charmoso, viciado em cocaína, ainda que disfarce. É casado com Leonor, que conheceu na clínica da mãe desta, Madalena, onde trabalhava como rececionista. Após o casamento, a sogra promoveu-o a gestor de stocks e a relação entre ambos é sempre tensa. Usa a clínica, com a conivência de Bárbara, para um negócio de tráfico de medicamentos fora de prazo para países menos desenvolvidos. A perda do filho, João Vicente, leva-o a pôr em causa o seu casamento com Leonor, mas acaba por aceitar que a sogra seja barriga de aluguer para gerar uma criança para eles. Oriundo do norte do país, é um homem cheio de segredos. Um deles é o real motivo pelo qual se aproximou da família da mulher.
-
Eduardo Sarmento
Almeno Gonçalves
-
Bárbara Nogueira Sarmento
Rafaela Covas
-
Mariana Nogueira Sarmento
Filipa Pinto
-
Miguel Nogueira Sarmento
Francisco Fernandez
-
Eduardo Sarmento
É um juiz austero, conservador, de reputação impoluta, mas preconceituoso, homofóbico e belicoso no seio familiar. É o mais velho e radical dos três irmãos Sarmento. Respeitado pelos pares e pela sociedade, não pratica em privado aquilo que advoga em público, o que lhe vale o desprezo da mulher, Bárbara, e dos filhos, Mariana e Miguel. Tem uma relação especialmente difícil com o filho por achar que este é homossexual. Contudo, ele próprio é um gay recalcado, disposto a tudo para camuflar a sua verdadeira orientação sexual. Para satisfazer as suas necessidades, recorre aos serviços de Jeanny, uma "cortesã” dos tempos modernos que vende serviços de prostituição online.
-
Bárbara Nogueira Sarmento
Elegante, sedutora e fogosa, tem uma vida pessoal frustrante, o que a leva a canalizar toda a energia para o trabalho. É ambiciosa e visa o lucro em tudo. Sócia da cunhada Madalena nas clínicas, das quais é responsável pelo corpo clínico, é uma médica especialista em infertilidade. Inconformada com um casamento sem chama, recorre a jovens prostitutos de luxo para satisfazer a faceta passional e expansiva que reprime em casa e no trabalho. Adora os filhos, Mariana e Miguel, mas o seu lado conservador leva-a a questionar e a temer as escolhas que fazem para as suas vidas. -
Mariana Nogueira Sarmento
Bonita, meiga, de ar doce, é arquiteta paisagista no atelier de Magda e Leonor. É uma profissional competente, mas ainda pouco confiante e autónoma. Responsável pela requalificação das áreas de lazer e espaços verdes de uma das zonas de Cascais, encontra o amor em Ricardo, um jovem carpinteiro com um universo completamente diferente do seu. Com ele viverá uma relação amorosa cheia de obstáculos e contratempos, não só pelas diferenças sociais, mas também pelos seus próprios feitios. -
Miguel Nogueira Sarmento
Estudante de Branding e Design de Moda enfrenta a oposição do pai, o juiz Eduardo, não só pela opção de carreira, mas também pela maneira como se veste. Ora usa brinco na orelha, ora pinta as unhas de preto, o que faz com que a família o julgue homossexual. Acaba por ser expulso de casa pelo pai. No local onde se refugiará, também será vítima de agressões, tal como aconteceu em casa. Mas, ao contrário do que pensavam, é heterossexual e encontra o amor junto de Isa, que o aceita como é.
-
Magda Sarmento
Ana Catarina Afonso
-
Tiago Moreira
Luciano Gomes
-
Luísa Sarmento
Francisca Salgado
-
Magda Sarmento
Irmã de Eduardo e de Rodrigo, é uma mulher do contra e de posições extremas, que escolheu ser mãe solteira como bandeira pela independência das mulheres e prova de que os homens são dispensáveis. É uma arquiteta bem-sucedida, que possui um atelier em sociedade com Leonor. Vive para a filha, Luísa, a quem sempre ocultou a identidade do pai. Tem no melhor amigo, Tiago, um refúgio para todas as horas. No entanto, essa amizade, que aparenta ser à prova de bala, dificilmente sobreviverá a um segredo do passado. -
Tiago Moreira
Bonito, afável, simpático, é o amigo leal de todas as horas, com um grande lado humanitário, mas incapaz de se envolver sentimentalmente por conta de uma desilusão amorosa no passado. Recorre, por isso, a serviços de prostitutas e acompanhantes de luxo, muitas vezes para desabafar sobre si. Trabalha como pediatra na clínica de Cascais, de Madalena e Bárbara. É o melhor amigo de Magda, tendo especial adoração por Luísa, em quem vê a filha que sempre quis ter.
-
Luísa Sarmento
Filha de Magda, é uma criança curiosa, meiga e comunicativa. Vê em Tiago, o melhor amigo da mãe, a figura paterna que não tem em casa.
-
Ricardo Santos
Diogo Costa Reis
-
José António Santos – ‘Zeca Pedra’
Gonçalo Botelho
-
Isa Santos
Marta Peneda
-
Ricardo Santos
É o mais velho de três irmãos, pelos quais se sente responsável desde a morte dos pais. Carpinteiro de profissão, herdou do pai o negócio de família e especializou-se no restauro de mobiliário. Bom rapaz, de valores firmes, sente-se tranquilo por os ter conseguido passar à irmã, Isa, mas frustrado por não ter conseguido o mesmo com o irmão, Zeca Pedra. Encontra o amor em Mariana, mas não vai ter uma relação pacífica por conta do feitio de ambos, da oposição da família dela e pela obsessão que Vanda, uma advogada sua vizinha, sente por ele. -
José António Santos – ‘Zeca Pedra’
É um pequeno marginal que já foi detido várias vezes, mas passa a vida de esquema em esquema. É um autêntico «pintas», armado em durão, mas que esconde um coração de ouro. Vive com os irmãos, Ricardo e Isa, na casa que herdaram dos pais. Apesar das discussões constantes com o irmão mais velho, sabe que pode contar com o apoio dele. Para conseguir dinheiro fácil, envereda pela prostituição de luxo. Tem uma relação de grande amizade e de camaradagem com Sérgio, o «Bomba», seu comparsa no mundo do crime.
-
Isa Santos
Bonita, simpática e descontraída, é a mais nova dos três irmãos Santos. Trabalha como rececionista na clínica médica de Cascais de Madalena e Bárbara. É muito protegida pelos dois irmãos, Ricardo e Zeca Pedra. Quando conhece Miguel, pensa que ele é homossexual e tornam-se grandes amigos por terem vários pontos em comum. Mas junto daquele rapaz excêntrico acaba por descobrir o amor, enfrentando todos aqueles que os olham com preconceito.
-
Vanda Ventura
Joana Alvarenga
-
Anabela Ventura
Jacira Araújo
-
Vanda Ventura
Sexy, deslumbrante e sensual, sabe aquilo que vale e serve-se das suas armas para conseguir os seus intentos. Advogada em ascensão, é inteligente e perseverante. É obcecada por Ricardo, mas não é correspondida. Aliás, vive o amor de forma obsessiva, mas distingue-o bem da sexualidade, envolvendo-se com outros homens apesar de não os amar. O seu ponto fraco é a sua irmã, Belinha, com quem é muito protetora. Tem ligação à rede de prostituição de Jeanny, da qual é advogada.
-
Anabela Ventura
Irmã de Vanda, é sensual e exótica. Sempre viveu à sombra do ex-marido, o craque de futebol Hugo Abrantes, mas foi trocada pela antiga melhor amiga. Passou por um divórcio conturbado, tornou-se alcoólica e está internada numa clínica de reabilitação no estrangeiro. Quando volta para Cascais, quer manter o padrão de vida que tinha, bem como continuar a ter influência nas redes sociais. Para se tornar ainda mais mediática, decide investir numa carreira de cantora, disposta a transformar-se na rainha do reggaeton nacional. Mas ninguém sabe se ela consegue cantar…
-
Quitéria de Jesus de Espírito Santo
Catarina Avelar
-
Baltazar de Jesus
Sabri Lucas
-
Luís Carlos Brandão
Pedro Rodil
-
Sérgio Bomba
João Mota
-
Leonel Piçarra
José Martins
-
Júlio
Joaquim Nicolau
-
Quitéria de Jesus de Espírito Santo
É a mulher mais respeitada e influente da zona onde reside em Cascais. Tem um ar austero e beato. É aparentemente muito religiosa e devota de Santa Rita de Cássia, mas esconde a sua verdadeira personalidade por detrás desta imagem que criou. É proprietária da coletividade O Canto da Sereia, o ponto de encontro da vizinhança. Vive com Baltazar, seu sobrinho, filho da sua falecida irmã gémea. Teve um caso extraconjugal no passado, quando o marido ainda era vivo, do qual nasceu um filho, que ela abandonou e de quem não quer saber.
-
Baltazar de Jesus
É o bom malandro, armado em chico-esperto. Negro, vive com a tia Quitéria e acha que vai enriquecer à conta do património dela. Acredita que o seu futuro passa pelo imobiliário que é propriedade da tia e que ele quer vender, aproveitando o aumento da compra de imóveis no nosso país por estrangeiros. Tenta manipular a tia, mas acaba por ser manipulado sem sequer dar conta disso. Apaixona-se por Belinha, à qual satisfaz todas as vontades na esperança de a conseguir conquistar. -
Luís Carlos Brandão
Bonito, com boa figura e corpo bem tratado, é um agente da PSP que pediu transferência do Norte do País, onde vivia, para Cascais, depois de um casamento conturbado. Começa por perseguir Zeca Pedra e Sérgio «Bomba», mas acaba por se tornar cúmplice dos dois devido às inúmeras dívidas contraídas pela ex-mulher, e pelas quais é responsável. É amigo de infância de Bruno, de quem sabe todos os segredos. -
Sérgio Bomba
É um tipo com boa pinta, boa conversa e bom corpo, que ganhou a alcunha de Bomba por ser especialista em rebentar com caixas multibanco. Tem uma relação de grande amizade com Zeca Pedra. No sítio onde mora, todos desconhecem que é um prostituto de luxo, que trabalha para Jeanny, sendo dos mais requisitados do seu catálogo online. Nesse meio conhece o juiz Eduardo, com o qual se envolve de forma muito séria.
-
Leonel Piçarra
É dono de um quiosque ambulante de jornais e revistas. É um tipo castiço, cordial e, acima de tudo, bom ouvinte. Passa a vida às turras com Quitéria, por quem nutre uma certa aversão, e os dois partilham um segredo. Foi jardineiro durante muitos anos em casa de Madalena, tendo uma relação quase de avô e neta com Leonor, a menina dos seus olhos. Vive com a sobrinha, Sãozinha. -
Júlio
É um homem simples, pacato, ingénuo e boa pessoa. Trabalha como cantoneiro público. Vive enfiado na coletividade o Canto da Sereia, onde é quase sempre destratado por Leonel e Quitéria. Não sabe quem são os pais, uma vez que foi abandonado à nascença. Quando acha que está doente e lhe restam poucos meses de vida decide encontrar os progenitores, recorrendo a todos os meios.
-
Gusmão de Andrade
Ricardo Trêpa
-
Gusmão de Andrade
Atraente e atlético, é um desportista ligado ao mar, do qual se afastou desde que a mulher morreu afogada. É inspetor da Polícia Judiciária, solitário, perspicaz, irónico e um pouco sarcástico. Deixou de fumar há pouco tempo e usa uma caneta, além de pastilhas de nicotina, para compensar os sintomas de privação. Durante a história, e numa grande investigação, acaba por se deixar envolver romanticamente com uma das suspeitas de um crime.
-
António Barreira
Autoria
-
Ana Morgado
Argumentista
-
Bruno Gonçalves
Argumentista
-
Catarina Araújo
Argumentista
-
Catarina Dias
Argumentista
-
Célia Costa
Argumentista
-
Mafalda Ferreira
Argumentista
-
Mário Cunha
Argumentista
-
Tomás Múrias
Argumentista
-
Bruno Oliveira
Realizador
-
Gonçalo Mourão
Realizador
-
Paulo Brito
Realizador
-
Rafael Cruz
Realizador
-
Nuno Marvão
Diretor de Produção
-
Rui Francisco
Cenografia
-
Sílvia Almeida
Figurinos
-
Inês Anes
Coordenadora de Adereços
-
Amílcar Carrajola
Diretor de Fotografia
-
Ana Araújo
Coordenadora de Caraterização