Ah Amália On Tour estreia em Viana do Castelo com homenagem emocionante
Viana do Castelo recebeu esta quinta-feira, dia 27 de Novembro, a estreia nacional de Ah Amália On Tour, uma experiência imersiva dedicada à vida e legado de Amália Rodrigues, assinalando também a data em que se celebra a classificação do Fado como Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
A inauguração decorreu no Espaço Cultural Linha Norte e marcou o início da itinerância da exposição pelo país, numa iniciativa da SP Televisão (SPE) em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente do Grupo SPTV, António Parente, do Administrador da SP Televisão, Jorge Marecos, do Presidente da Fundação Amália Rodrigues, Prof. Vicente Rodrigues, da Diretora-Geral da SP Entertainment, Sofia Moura, além de representantes das entidades parceiras e membros diretivos do município. Marcaram também presença as atrizes Patrícia Tavares, Carla Andrino e Melânia Gomes, e a fadista Cuca Roseta, embaixadora do projeto Ah Amália.
No seu discurso, o Presidente da Câmara, Luís Nobre, destacou a profunda ligação emocional entre Amália e Viana do Castelo, sublinhando a importância simbólica da estreia nacional acontecer na cidade:
“Sempre que ouvimos falar da Amália, percebemos mais alguma coisa que ela tinha também. E nesse sentido, tinha que acontecer — tinha que ser aqui. Por isso, nós é que estamos absolutamente gratos. Agradeço profundamente ao senhor António Parente, à coragem de toda a sua equipa, às estruturas e personalidades envolvidas, bem como à Fundação Amália.”
Luís Nobre reforçou ainda:
“Tal como Amália nunca voltou as costas aos vianenses, também Viana nunca poderá voltar as costas à Amália. Amália Rodrigues era da humanidade — qualquer um de nós deve cuidar dela. Esta alma portuguesa, esta alma vianense, tem muito a ver com o que foi o seu percurso e o que desenvolveu. Muito obrigado a todos, e que nunca se cansem de projetar o que foi a vida da Amália.”
Um dos momentos mais marcantes da inauguração foi a apresentação de um novo holograma de Amália Rodrigues, diferente do que se encontra atualmente na exposição de Lisboa. A estreia desta versão exclusiva surpreendeu e emocionou os convidados presentes, incluindo representantes institucionais, artistas e comunicação social.
Entre os meios de comunicação presentes destacou-se o Fama Show e diversos órgãos de comunicação locais, que registaram impressões muito positivas sobre a experiência imersiva.
A exposição Ah Amália, Ah Viana! estará patente no Espaço Cultural Linha Norte de 27 de novembro a 31 de dezembro, com entrada gratuita, mas sujeita a lotação diária.
O acesso é feito através de slots de 20 minutos, com um máximo de 15 pessoas por sessão, de terça a domingo, entre as 13h00 e as 18h00.
O envolvimento da SP Televisão e da SP Entertainment neste projeto, reforça o compromisso do grupo em promover projetos culturais que preservam e celebram o património artístico português.