ir para o conteúdo principal
Logo Sp (1)

Entrevista a Ana Araújo – Responsável de Caracterização

MG 8729
shape layout
voltar

Entrevista a Ana Araújo – Responsável de Caracterização

Formada em Artes, Nuxa, como é conhecida por todos no meio audiovisual, preenche uma vasta experiência na área da caracterização, completando vários projetos de ficção em televisão e cinema.

 

1 – Fale-nos um pouco do seu percurso profissional.

Fiz a minha formação em Artes, tendo tirado o curso de Design Gráfico e Pintura no Ar.Co (Centro de Arte & Comunicação Visual), e depois comecei a trabalhar numa empresa de design gráfico. Nessa altura, fiz um trabalho de pintura em corpos, fotografei-o, e depois enviei as fotografias à minha tia, que as mostrou a uma amiga maquilhadora, a Catherine Palmeiro. Foi ela que me incentivou a tirar um curso de maquilhagem/caracterização e eu acabei por seguir o seu conselho e, durante um ano, estive a fazer o curso, que adorei!

Termino o curso em 1992, na escola Nova Estética, com a formadora Guilhermina Seabra, e começo a trabalhar com a Catherine Palmeiro, durante alguns anos, em publicidade, com a equipa dela da L’Agence.

Em 1996, sou convidada para fazer a série da RTP, RISCOS, e a partir daí comecei o meu percurso em televisão, onde passei pela Endemol, nas séries Médico de Família, Querido Professor e Maiores de 20. Depois, em 2000, fui convidada para ir para a NBP, onde estive como responsável de caracterização em muitas novelas, até 2007, que foi quando vim para SP Televisão, onde ainda hoje estou.

Em 2022, ganhei o prémio Sophia, para melhor maquilhagem e cabelos no filme BEM BOM, que foi o culminar de 31 anos como maquilhadora. Sou muito grata e orgulho-me muito do meu percurso profissional, durante o qual fiz trabalhos maravilhosos, conheci muitas pessoas e levou-me a muitos países!

 

2 – Quais as maiores dificuldades na caraterização das personagens?

Não há propriamente dificuldades, o que muitas vezes pode haver são obstáculos que nos levam a ser mais criativos. Infelizmente, nem sempre temos tempo suficiente de preparação para construir as personagens, principalmente em novelas. O tempo, e outras condicionantes, leva-nos, por vezes, a ter outras formas mais criativas para fazer coisas giras e diferentes em menos tempo.

 

3 – Como se prepara para cada trabalho?

Em primeiro lugar é a viajar, ler, ir ao cinema, a ver coisas de moda e tendências, e a observar o Mundo em geral para me inspirar. De seguida vem a leitura dos guiões de cada projeto e reuniões, muitas, com o coordenador, para saber o que ele pretende. Depois disto, vem a criação de um lookbook, onde desenho cabelo, maquilhagem e as unhas de cada personagem. Só depois destes processos é que avanço para a execução, que confesso que é o que me dá mais gozo, em que há sempre uma conversa prévia com os atores e trocamos ideias, porque é importante que eles se sintam bem na pele das suas novas personagens.

 

4 – Que desafios lhe trouxe a novela FLOR SEM TEMPO?

Este tem sido um projeto muito tranquilo de trabalhar, uma vez que nem todos são assim. Creio que o maior desafio desta novela é manter um look simples, fresco e natural em todas as personagens, sem grandes exuberâncias nos cabelos e na maquilhagem. Acho que isto foi conseguido.

Galeria

MG 0023
MG 0230
MG 0384
MG 2290
MG 6474
MG 8550
MG 0023
MG 0230
MG 0384
MG 2290
MG 6474
MG 8550
SP TELEVISÃO/LUÍS MARINHO voltar