ir para o conteúdo principal
Logo Sp (1)

Entrevista a Joana Soares – Responsável por Elenco Adicional e Figuração de FLOR SEM TEMPO

Joanasoares1440x650
shape layout
voltar

Entrevista a Joana Soares – Responsável por Elenco Adicional e Figuração de FLOR SEM TEMPO

Se em criança sonhava em ser veterinária, a vida trocou-lhe as voltas e acabou por encontrar o seu caminho e ingressar no mundo da televisão e do entretenimento. Joana Soares é a responsável por toda a parte executiva e criativa que envolve a integração de elenco adicional e figuração na telenovela Flor Sem Tempo.

 

Fale-nos do seu percurso profissional.

O meu sonho era ser veterinária, mas percebi que tinha pouco estômago, não só para ver sangue, como também para ultrapassar emocionalmente a perda de um animal que não me fosse possível salvar. Além da paixão pelos animais, também gostava muito de televisão e de desvendar mistérios, então pensei em seguir algo relacionado com Televisão e/ou Jornalismo de Investigação. Licenciei-me em Comunicação Social no ISCSP e após a licenciatura, fui para o Cenjor, especializar-me em Jornalismo. Quando terminei, surgiu a oportunidade de me iniciar no mundo do trabalho, numa revista conhecida internacionalmente, mas na área da comunicação e gestão de marca. Percebi que também não seria por aí o caminho e um ano depois, saí da revista e fui estagiar para a CBV Produções Televisivas, em produção de entretenimento, onde acabei por ficar após o estágio de três meses. Comecei por fazer vários programas do Canal Panda e posteriormente, apareceu o primeiro The Voice Portugal, o qual adorei fazer. Depois disso, achei que estava na altura de experimentar uma nova vertente em produção e fui fazer um pequeno curso na Restart em produção de ficção, na tentativa de ter algumas bases em ficção, antes de me candidatar. Quando terminei, em 2013, tive a oportunidade de vir a uma entrevista na SP Televisão, onde acabei por ficar até hoje. Comecei como assistente de produção de escritório, no projeto SOL DE INVERNO e no projeto seguinte – OS NOSSOS DIAS II – passei para a produção de Elenco Adicional e Figuração, função que exerço desde aí.

 

Qual a sua função principal na equipa? Quais as principais dificuldades no seu trabalho?

A função de Elenco Adicional e Figuração, dentro da produção, é uma função um pouco mais especifica, ainda que envolva diversas coisas. A base desta função é a contratação de atores para personagens secundárias que vão aparecendo ao longo da história e tudo o que isso envolve a partir daí. Começa por um processo criativo, pouco comum na área da produção, de pensar em atores com as características certas para aquele personagem, para de seguida os sugerir à direção de atores e ao coordenador de projeto. Na minha opinião, este processo inicial, é talvez o que torna esta função mais interessante, uma vez que acaba por envolver não só a parte mais prática de execução, como também uma parte mais criativa.

Outro aspeto que também torna esta função tão desafiante, passa por pensar e tentar antecipar o que cada realizador idealiza ou irá necessitar para cada uma das cenas do plano de gravação, seja no que diz respeito à figuração, à necessidade de duplos ou até de animais de cena. Mas esta função não se esgota por aqui. Passa por muitas outras etapas, como o acompanhamento de atores convidados que permanecem na história; servir de intermediária entre eles e cada um dos outros sectores; gerir e cumprir o orçamento destinado para cada uma das rubricas desta função, que varia consoante as necessidades do projeto em questão; etc.

 

Que novos desafios lhe trouxe a novela Flor sem Tempo?

Cada projeto traz um novo desafio, principalmente pelos diferentes temas abordados em cada novela. No caso da Flor sem Tempo, abordamos vários temas novos, com os quais nunca me tinha deparado antes: Padel, Mergulho e Vela. Por exemplo, encontrar atletas de Padel, com disponibilidade e interesse em participar na novela, enquanto figurantes desta modalidade, foi um dos novos desafios que este projeto me trouxe.

SP Televisão / Luís Marinho voltar