ir para o conteúdo principal
Logo Sp (1)

CODEX 632 estreia brevemente em Portugal e no Brasil

BANNER NOTÍCIA (2)
shape layout
voltar

CODEX 632 estreia brevemente em Portugal e no Brasil

A antestreia da série CODEX 632 realizou-se no passado dia 20 de setembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Marcaram a presença os principais responsáveis da RTP, do Globoplay e da SPi, bem como parte do elenco, com especial destaque para Betty Faria e Paulo Pires. A estreia oficial da série está marcada para dia 2 de outubro na RTP1 às 21h, com antestreia na RTP Play às 12h. No Globoplay fica disponível a partir de 19 de outubro.

José Fragoso (Diretor de Conteúdos da RTP), Pablo Ghiglione (Diretor de Coproduções Internacionais do Globoplay) e Manuel Claro (Diretor de Negócios e de Coproduções da SPi), subiram ao palco e revelaram-se unânimes na manifestação de contentamento pelo trabalho realizado e também pela cooperação entre as três empresas, que se pretende aprofundar.

Após o visionamento do trailer e do primeiro episódio da série, subiram também ao palco José Rodrigues dos Santos (autor do livro homónimo), Pedro Lopes (autor da adaptação original e argumentista), Sérgio Graciano (realizador da série), bem como o elenco presente — Betty Faria, Paulo Pires, Leonor Belo, Ana Sofia Martins e Bia Wong. Embora não tenham tido a oportunidade de estarem presentes, Deborah Secco e Alexandre Borges deixaram também uma mensagem em vídeo a demonstrar a felicidade por fazerem parte desta que é a primeira coprodução entre a RTP e o Globoplay, produzida pela SPi. Sobre esta coprodução, Pedro Lopes afirmou que “a relação que desenvolvemos ao longo dos anos com a RTP e com a Globo, vai muito para além da componente institucional, e por isso quero agradecer a todos os que confiaram na SP Televisão e na SPi ao longo dos anos. As duas estações têm tido um papel importante na criação de cultura, mas também no contributo para uma indústria audiovisual forte, na defesa da língua e das histórias locais, de uma sociedade plural, dando visibilidade a uma multiplicidade de vozes que de outra forma nunca veríamos no ecrã. Este é um projeto especial, que abre portas à nossa ficção no Brasil, e que esperemos ajude a internacionalizar as nossas histórias e os nossos talentos”. A série tem distribuíção internacional pela Bavaria.

No final, um grupo de estudantes teve a oportunidade de colocar algumas perguntas aos diferentes envolvidos na série, seguindo-se um momento de cocktail e de convívio.

CODEX 632 é uma série baseada no bestseller homónimo de José Rodrigues dos Santos, com adaptação original de Pedro Lopes, que conta ainda ter sido “um desafio para a equipa de argumentistas por diferentes motivos. Em primeiro lugar porque é baseada num bestseller, foram muitos os leitores do livro ao longo dos anos e queríamos que houvesse um sentido de reconhecimento, mas ao mesmo tempo fazia sentido trazer novidades e surpresas para a narrativa. Depois porque tinha de fazer sentido para os públicos dos dois lados do atlântico, daí termos introduzido temas como a construção histórica e da memória social, em que os descobrimentos e o colonialismo são vistos de forma diferente por diferentes personagens”. Da equipa de argumentista fazem também parte Inês Gomes, Alexandre Castro e Sandra Santos

Composta por seis episódios, esta série é um thriller com muitas surpresas, em que os personagens não estão apenas ao serviço da acção, mas pretendem ser um retrato complexo da natureza humanas.

Assista ao trailer aqui.

Galeria

53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70.1
70
71
72
73
74
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70.1
70
71
72
73
74
LUÍS MARINHO / SP TELEVISÃO voltar